Nossa História

O Instituto Educacional Comunitário Recomeçar é uma instituição comunitária, localizada à Rua Otávio Bernardes,83 – Bairro Jardim Vitória- CEP 31970-360 na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais

O Instituto Educacional comunitário Recomeçar foi fundado em 01 de Janeiro de 2004, com objetivos básicos de desenvolver atividades comunitárias direcionadas para crianças e adolescentes.

Localizada em área de vulnerabilidade social, inicialmente na Rua José de Lima Géo, 43 – Bairro Jardim vitória, a entidade surgiu por meio do projeto piloto Creche Recomeçar que sempre atendeu crianças oriundas de famílias de baixa renda. Nesse endereço, mantida por amigos solidários, em casa com espaço reduzido, chegou a atender até 100 crianças. A acolher as crianças para possibilitar as mães saírem em busca de trabalho e/ou emprego para o sustento familiar. A precariedade da situação financeira dificultava a contratação de profissionais habilitados, entre outras providências.

Em meados de 2009, com nova diretoria, a Creche foi transferida para casa localizada na Rua Otavio Bernardes, 83 – Jardim Vitória – com mais espaços e melhores condições de atendimento. Em sua trajetória, a instituição teve vários voluntários, que se empenharam em buscar recursos para a melhoria do espaço físico e da qualidade de atendimento das crianças. A casa, alugada por meio de doação de amigos, passou por reformas para adaptações necessárias e exigidas pelo poder público para a melhoria do atendimento, reformas essas por meio de doações de materiais e mutirões de mão de obra.

A partir da gestão da nova diretoria, o Instituto Recomeçar passou a ser orientado pela Secretaria Municipal de Educação – SMED- para a otimização do serviço de Educação Infantil. Nesse contexto, parecia mais próxima a oportunidade de firmar uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte – PBH-, um dos maiores objetivos da entidade, em médio prazo. Foi, então, regularizada a documentação pendente, como alvarás e licenças, bem como feitas adaptações na parte física – sempre por meio de doações. Foram contratados alguns profissionais habilitados, de acordo com as possibilidades da entidade, que encontrava dificuldades financeiras para mantê-los.

Atualmente, a Creche atende em período Integral, 40 crianças com idade entre, 02 à 05 anos de idade, além de ser dotada de espaços adequados ao bom funcionamento de suas atividades, o pessoal contratado possui a habilitação necessária, dessa forma e com investimentos nos aspectos pedagógicos, pode-se garantir uma educação infantil de qualidade.

A proposta da instituição é ser um espaço de acolhimento, cuidado, orientação e educação, pautado fundamentalmente no Referencial Curricular para a Educação Infantil, de acordo com a legislação vigente e nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil, da rede municipal de educação e creches parceiras.